Internet
A Internet é uma rede pública mundial de sistemas de computadores interligados, os serviços e a informação por eles disponibilizados e os utilizadores. A Internet permite interligar sistemas informáticos de todo o mundo, possibilitando a comunicação e a troca de informação de uma forma fácil e rápida. Os meios para efectuar essas ligações são diversos, e incluem rádio, linhas telefónicas, linhas digitais, satélite, ISDN, fibra-óptica, etc.
Os serviços disponíveis na Internet são diversos, com diferentes utilidades e colaboram para a interacção entre indíviduos e os seus computadores, independentemente da localização geográfica. Esses serviços vão desde a World Wide Web (WWW) ao e-mail, passando pelo acesso remoto, IRC - Internet Relay Chat, grupos de discussão, Gopher e ICQ.
O serviço mais conhecido é o WWW. A definição oficial decreve o World-Wide Web como uma "iniciativa de busca de informação hipermídia a longa distância visando dar acesso a um vasto universo de documentos". Um programa paginador - browser - possibilita percorrer caminhos próprios através do acesso a milhares de computadores que disponibilizam informações. O browser também exibirá textos, imagens, sons e até mesmo vídeos.
No entanto, esta maravilhosa ferramenta se for usada para fins menos próprios pode ser muito incómoda. O facto de trocarmos as cartas, a biblioteca e as compras na rua por e-mails, pesquisas e compras online é, ao nível humano e social, uma consequência grave. Até mesmo conviver e conversar com os amigos é possível sem estar com eles. Permite ainda que chegue a nós, por exemplo, publicidade enganosa.
Outras desvantagens podem ser crimes virtuais - que são mais difíceis para serem interceptados e de ser descoberta a sua origem - invasão de privacidade em determinados casos, e o facto de poder causar vício excessivo em algumas pessoas.
Fontes:
Web 2.0
O termo "Web 2.0" foi criado pela empresa O'Reilly Media em 2004 e trata-se de uma segunda geração de serviços na Internet com enfâse na colaboração e partilha de informação. Define um ponto de viragem na Internet e na sua utilização. Refere-se a uma nova fase da Internet, baseada numa "inteligência colectiva" e na força dos vários utilizadores desta ferramenta e a sua interacção.
Vicente Tardin, editor do site Webinsider, define o termo Web 2.0 como sinalizando "uma fase na web onde se pratica a liberdade de falar e ser ouvido. É uma consequência natural do desenvolvimento da internet.”
O exemplo mais flagrante desta nova "onda" é o site Wikipédia. Este site é uma enciclopédia online, livre e colaborativa, ou seja, escrita por várias pessoas, todas elas voluntárias, criada em janeiro de 2001. É, de facto, o melhor e mais conhecido exemplo desta nova utilização da Internet, por se tratar de uma plataforma de troca de conhecimentos e formação de uma inteligência e erudição global.
Ainda em relação à Wikipedia, Jimmy Wales tem duas citações curiosas e que resumem bem este fenómeno: "Não acredito que um dia a Wikipédia estará completa. Ela não terá fim do ponto de vista de conteúdo, já que o conhecimento humano nunca terá fim. Assim, tanto o conhecimento quanto a Wikipédia estarão sempre crescendo."; "Um dos maiores méritos da Wikipédia é ser feita por pessoas ao redor do mundo, com conhecimentos e vivências diferentes. Isso transforma um conhecimento específico em algo partilhado entre todos.".
O "site" comunitário Myspace é outro exemplo mediático deste "fenómeno". Trata-se de um espaço virtual que cada utilizador desenvolve e que lhe permite interagir com outros utilizadores. Consegue ser, assim, uma plataforma de lançamento para muitas bandas.
Fontes:

Sem comentários:
Enviar um comentário